quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Letramento x Alfabetização

É um grande desafio para o professor alfabetizador garantir que a criança aprenda a ler e escrever quando entram na escola, e muitas duvidas são levantadas entre professores sobre o assunto, então veremos um pouco de cada um.


  • Letramento    
As palavras letramento e letrar não aparecem em dicionários atuais, aparece apenas em um dicionário do século passado, sendo portanto, caracterizadas como antigas. O termo atual da palavra letramento proveio da palavra literacy da língua inglesa. Literacy vem do latim littera que quer dizer letra, 
mais o sufixo cy que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Portanto literacy é o estado 
ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Está subentendido que a escrita 
traz conseqüências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas. Nessa perspectiva, letramento é estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter se apropriado da leitura e da escrita.
Com base em Kleiman, (1995) e de Soares (1998) os estudos de letramento tiveram seus primeiros passos, sendo que para Kleiman letramento são "práticas sociais cujos modos específicos de funcionamento tem implicações importantes para as formas pelas quais os sujeitos envolvidos nessas práticas constroem relações de identidade e poder".
A autora Magda Soares define como "estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter se apropriado da escrita", e diferencia o letramento social do letramento escolar enquanto que para Kleiman volta-se para o conjunto de práticas sociais que acompanham o individuo por toda sua vida, constituindo como processo experiencial dentro e fora da escola.

  • Alfabetização
Termo usado para designar a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo que uma pessoa que sabe ler e escrever é considerado alfabetizado.


Saber mais: